(14 meses) e ele não dorme a noite toda!
Entre tantas coisas boas, entre gracinhas, algumas birras, uma enorme lista de palavras e passos confiantes, chegámos aos 14 meses ainda sem dormir uma noite inteira. Para ser mais precisa, aos 14 meses estamos muito longe disso.
Entre algumas dúvidas que surgiram neste caminho, entre a incerteza de escolhas feitas e tantas opiniões, o que mais me tem custado como mãe e me leva muitas vezes a analisar o meu percurso é a falta de consistência do sono do Xavier.
Vejo e revejo rotinas. Horários, quantidades de comida e hidratação, estímulos novos e velocidade de crescimento, Habilidades e novas aprendizagens, forma como adormece, a nossa relação física e emocional com ele e tudo o que possam imaginar. Sempre na expectativa de encontrar um erro, algo que me tenha escapado e que possa vir a solucionar esta situação.
Até agora não consegui.
Muitas vezes tenho a sensação que falhei neste aspecto.
Por muitas razões fiquei fragilidade com este facto. Primeiro porque sei como o sono é importante para o desenvolvimento de um bebé, depois por achar que a culpa podia de facto ser minha enquanto a sua principal cuidadora e depois claro porque não dormir me dá dias muito complicados ao nível do cansaço, da disposição e até do apetite.
Gerir dentro de mim e com o Xavier o pai esta situação tem sido um verdadeiro desafio.
Muitas vezes digo a mim mesma que não sou perfeita, ela também não e como todos os bebés, ele é único e diferente.
Muitas vezes fico louca quando ouço o meu filho dorme 10 horas seguidas desde os 30 dias… respiro e penso que as coisas um dia vão ficar melhores.
Depois de muito investigarmos e ler, da opinião do pediatra, resolvemos pedir ajuda.
Resolvemos consultar um especialista e tentar encontrar uma forma de o ajudar a dormir melhor e dele nos ajudar a ter melhores noites. A que mais se ajustava à nossa forma de lidar com ele era a Constança Cordeiro Ferreira e lá fomos os 3.
Percebi que a rotina estava ajustada, comprovei que ele não gosta mesmo da cama dele como já suspeitava por dormir sempre melhor em campos abertos. Ouvimos mais uma vez que o Xavier é um bebé precoce em muitos aspectos do seu desenvolvimento e que isso dificulta o sono. Trouxemos alguns exercícios para casa para fazermos com ele, juntando-os às rotinas familiares..
Temos trabalhado neles. Não são difíceis, nem tão pouco passam por o deixar a chorar sozinho até que adormeça.
Temos sentido muitas melhorias. Já não dorme ao colo, nem quer adormecer lá, adormece sozinho. Demora cada vez menos tempo a adormecer. Aceita o pai quando acorda durante a noite (o que é uma grande ajuda, mesmo) Nunca mais acordou seis vezes numa noite, mas ainda acorda.
Acreditamos que vamos progredindo ao seu ritmo.
Até lá, e ao longo destes 14 meses, acreditamos que vamos fazendo o nosso melhor, sabemos que ele cresce bem, que é um puto esperto e cheio de vida.
Todos os dias trabalho para que perceba melhor que a culpa não é minha ou de alguém. Todos os dias entre tantas outras situações lá estamos nós a aprender a ser uma família com todos os desafios que isso trouxe para as nossas vidas.
O sono é um deles e confesso que também eu vou precisar de aprendera dormira noite toda, quando ele lá chegar . Parece-me que não vai ser tarefa fácil, mas peço muito que esteja para breve.