3 anos sem dormir (e outras mil opiniões sobre a maternidade)! #1
Não dormes desde que foste mãe (ou pai)?
Eu também não.
Esta rubrica é para ti, e sai do meu coração de mãe, que têm na bagagem a alguns, muitos meses (anos) de mau sono, e que começaram quando a maternidade chegou.
As redes sociais têm me mostrado que há mais pessoas, pais, como nós. Com muitos despertares noturnos, noites com miúdos a brincar durante a noite, em vez de dormirem, pais exaustos…
Muitas vezes ansiosos, tensos e até com sentimento de culpa, como se neles estivesse o comportamento errado que leva o sono aos seus filhos.
No auge das dificuldades do sono do Xavier, escrevi muitos textos, desabafos, inicialmente sobre o sono, depois sobre muitos temas da maternidade, dos quais muitas vezes sem pedir, fui ouvindo opiniões e algumas quase regras, que muitas pessoas acham que são leis sobre o cuidado e acompanhamento de um bebé.
Tenho vontade de partilhar estas minhas memórias e histórias.
A maternidade tem muitos momentos solitários, saber que há outras pessoas a sentir ou viver uma situação próxima da nossa, ou que já por lá passaram abre um espaço à solidariedade, ao apoio, a algum conforto. A minha partilha é feita nesse sentido.
És mãe ou pai?
Sentes que o sono é um desafio?
Sentes que o parto, o colo, a amamentação, a escolha da escola, dos presentes de aniversário, da comida são temas desafiantes?
Não sabes como lidar com medos, sentimentos ou birras dos teus filhos? (eu também não sei)
Convido-te a ficares atento e ir lendo as minhas partilhas.
Não são receitas, leis ou sabedoria que tenho para que possas usar.
São partilhas, opções sempre abertas a que também partilhes as tuas experiências e quem sabe nos ajudamos uns aos outros.
Gostava muito que me lesses e me de contasses os teus desafios, experiências e até as tuas dicas.
Até breve
#3anossemdormir