Agosto, é verão o mês em que o Pai faz anos!
Ele não gosta de festejar aniversários. Ele não gosta de fazer anos e anda sempre a tentar enganar os outros dizendo que faz sempre menos anos do que os que realmente tem. Talvez não queira ficar mais velho. Talvez secretamente queira que o tempo não passe.
Leão em muitas coisas, gosta do verão, do calor e do sol. Vaidoso só não gosta mesmo de dizer ao mundo a idade que tem. Tornou-se aos 33 pai, aos 34 já é o melhor de todos. O Xavier sabe e mostra isso muito bem.
Nunca marcamos férias em Agosto, eu não gosto ele também não.
Mas ali junto ao aniversário dele lá conseguimos sempre tirar uns dias, estar agora os 3 juntos, quando ainda ontem éramos só 2, escapar para algum lado onde milagrosamente encontramos disponibilidade a preços que podemos pagar.
Normalmente rumamos a sul, este ano com um almoço da minha família a 18 na serra, decidimos subir e passar o dia de aniversário do pai com o calor dos ananases da beira interior.
Encontramos um turismo rural muito bem decorado, acolhedor e simpático entre Almeida e Figueira de Castelo Rodrigo. Que é como dizer no meio do nada, onde quase nunca se consegue falar ao telemovel e quase sempre se ouvem pássaros, grilos e cigarras.
Para ser perfeito era só ter um cadeirinha de bebé. Mas a piscina com um tamanho e temperatura óptimos o quarto, o pequeno almoço, aos espaços comuns bem decorados e a simpatia do staff, tornaram a nossa estadia agradável.
Descobrimos uma aldeia pequena chamada Malpartida com 2 restaurantes na mesma rua, muito bons e sempre cheios. Um deles uma verdadeira surpresa com uma senhora ao comando que fazia tudo menos tirar os cafés.
O tempo estava óptimo e pouco mais fizemos que namorar, brincar com o Xavier e tomar banhos de piscina. Provámos os vinhos de produção do espaço onde estávamos e ficamos surpreendidos.
No dia de aniversário do pai, despertámos com um pequeno queque com velas e cantámos os parabéns, para que ele pudesse pedir os seus desejos e começar mais um ano, cheio de metas e realizações. O bolo a serio, que era suposto ser uma surpresa, se ele não desconfiasse, ficou para dia 18, e já com a minha família éramos muitos a cantar-lhe os parabéns.
O passar dos anos já nos mostrou que mais que um dia de festa, este dia faz sentido quando conseguimos estar juntos. Aproveitamos o tempo e o sol, descansamos ou corremos atrás do miúdo e de uma forma diferente celebramos coisas boas que são nossas, num dia que é só dele (mesmo que ele não queira).
Agosto, mesmo que ele não goste, é o mês dele. Contamos os dias para fazer as malas e partir com o pai. Depois o aniversário passa e parece que o mês se prepara para acabar e nós estamos prontos para a rotina e a correria dos dias que setembro vai trazer.
Agosto será sempre o tempo dele, já era assim quando éramos só dois. É assim agora que somos 3. E mesmo sem ele gostar muito, cantamos parabéns, batemos palmas, damos beijinhos e celebramos a vida que ele tem, o tempo onde acabou de chegar e os desejos que tem para concretizar.
Que a nossa vida e a tua vida seja cheia de (A)gostos, cheia de sol e brilho. Cheia de mergulhos de piscina e de mar, brincadeiras e bolos doces, brindes e bom vinho, cheia de amor e com os que amas por perto. Que se repitam os teus parabéns indefinidamente, que a cada vez que Agosto chegar possamos estar juntos para que o teu aniversário não sendo mais que um dia normal possa ser dia de nos teres por perto…
Parabéns amor das Nossas Vidas.