• Skip to primary navigation
  • Skip to content
  • Skip to primary sidebar
  • Sobre
  • Categorias
    • Dias a 3
    • Na cozinha cá de casa
    • O Pai manda
    • A Mãe é que sabe
    • Por aqui e por ali
  • Contactos
  • Os nossos dias no Instagram

Uma família de 3

Uma família de 3

As escolhas Bio e os preços!

27.03.2019

A Mãe é que sabe

É cada vez mais comum vermos nos meios publicitários mais convencionais e em muitas páginas do facebook ou instagram apelos ao consumo de produtos biológicos, orgânicos e amigos do ambiente.

Quase todas as marcas do retalho e grande consumo ajustaram-se ou estão a ajustar-se a esta realidade, vendem produtos biológicos, fazem eventos e períodos de descontos, assim como surgiram imensas lojas especialistas neste tipo de produtos.

Confesso que somos consumidores de alguns destes produtos cá em casa. Uma preocupação que aumentou com o nascimento do miúdo.

De acordo com o nosso orçamento e sempre com foco na saúde, na maior parte das vezes, fazemos algumas escolhas que nos levam para produtos biológicos.

. Frutas e legumes (em especial os que o miúdo come com casca e crus grande parte das vezes, maças, peras, alface, cenouras, frutos vermelhos, entre outros);

Somos clientes satisfeitos do cabaz da quinta do arneiro quinzenalmente. No que toca aos legumes, lavo, corto e congelo, para minimizar estragos. Mas muitas vezes também compro estes produtos no Lidl Portugal, principalmente se forem produtos da época ou se não conseguir de produção nacional.

Temos a sorte de ter acesso a vegetais de produção caseira, os pais do André cultivam e são cuidadosos na forma de cultivo o que é uma grande ajuda. O mesmo acontece com os ovos e a carne das galinhas que vem para o nosso frigorífico.

. Se tivermos de comprar ovos a escolha recai sobre os ovos de galinhas ou ar live ou biológicos.

. A bebida vegetal que é como quem diz o leite do miúdo também é bio, e conseguimos encontrar uma marca interessante nutricionalmente, sem açucares adicionados e com um custo abaixo dos 2 euros.

No que respeita os bens alimentares, as nossas escolhas recaem muitas vezes nos produtos da época o que ajuda a diminuir os custos.

. Podíamos falar das bolachinhas, dos saquinhos de fruta, das papas que usamos quando não fazemos as nossas próprias farinhas para os lanches do Xavier, dos iogurtes normais ou vegetais, dos produtos de higiene e cuidado do miúdo. Até chegamos aos detergentes. Aos da roupa e aos para lavar copos e biberons.

Podíamos acrescentar alguns super-alimentos dos quais somos fãs e dos quais já não abdicamos.

Todos, são produtos especialmente caros. Não existe ainda uma grande variedade, apesar de os vermos cada vez mais, normalmente vendem-se preferencialmente nas lojas da especialidade .

O que mais me surpreendeu é que produtos biológicos e orgânicos para bebés fora de Portugal são muito mais baratos que por cá,  mesmo que muitas vezes sejam das mesmas marcas. Quando se é responsável pela economia da casa e pelas compras é impossível não fazer comparações e ficar um pouco irritada.

Por isso papás e mamas, se tiverem oportunidade de trazer ou pedir a alguém para vos trazer umas coisinhas de fora, em especial da Alemanha, aproveitem. Compensa muito no orçamento mensal.

Abusem da horta dos pais, avós e vizinhos que não usam químicos e adubos proíbidos.

Priviligiem os produtos da época.

Priviligiem as embalagens de vidro, não usem sacos de plástico, comprem a produtores e pequenas lojas locais de confiança.

Comprem as quantidades necessárias. Evitem desperdícios e consumos desnecessários.

Lavem, cortem, congelem para não estragar ou desperdiçar.

Aproveitem as promoções, quando existem. Aproveitem as lojas online com bons preços e se possível comprem umas coisinhas lá fora, porque a diferença monetária é mm muita, em saquinhos de fruta, biscoitos, produtos de higiene e detergentes pode chegar até metade do valor.

Lembrem-se ser Bio em alguns produtos não significa ser mais saudável, se por exemplo estiverem cheios de açucares adicionados, não são uma boa escolha. Muitas vezes comprar aos produtores locais, mercados de rua ou pequenas lojas com conhecimento da origem dos mesmos ajuda os pequenos investidores do sector. Muitas vezes comprar nas grandes superfícies apesar de produtos biológicos, estes são cultivados sem controlo de quantidades, para serem vendidos a preços mais baixos, o que nem sempre tem em conta o trabalho do produtor ou até mesmo o impacto no ambiente e na comunidade em geral.

Quanto  ao valor destes produtos , legumes, frutas e todos os outros, pode ser que um dia as coisas por aqui melhorem no que respeita este aspeto. Não custa ser optimista .

Até lá fazemos o que podemos com a lista de compras e aproveitamos as viagens do pai!!!

 

 

 

 

 

PARTILHAR:
  • Facebook
  • Pinterest
  • Google+
  • Twitter

Reader Interactions

Cancelar resposta

Primary Sidebar

Sobre os 3

Carolina Albuquerque, Mãe em construção, a Mulher desta família de 3.

Casei no dia do meu aniversário com o meu companheiro de viagem, o André.  10 anos depois, uma volta ao mundo e mais meio mundo em aventuras de mochila às costas, nasceu o Xavier, um bebé simpático e feliz.

Eu beirã, ele saloio, com um filho alfacinha, vivemos num pequeno T2 em Lisboa, com o Caril, um giro cão de loiça amarelo; diz que por agora é o único animal compatível com os metros quadrados da nossa vida.

Seguimos juntos na aventura maior que é ser pais do Xavier, que em pleno verão de 2017 nos fez nascer de novo a transbordar de um amor infinito.

Fiquem connosco e acompanhem as nossas aventuras! 

  • Facebook
  • Instagram
  • RSS

Segue-nos no instagram!

Ser tua mãe. 🍀 Tu que te ris com os olhos! . . Ser tua mãe. 🍀
Tu que te ris com os olhos!
.
.
#motherhood #love #Xavico #sundaymood #sunnydays #umafamíliade3
Domingo! 🍀 Não acordei às 6 mas consegui ter Domingo! 🍀
Não acordei às 6 mas consegui ter tempo para mim, numa casa silenciosa!
E agora tudo normal, que diz que os rapazes já acordaram!
.
.
.
#womenshealthportugal #metime #motherhood #relax #lazzysunday #sundaymorning #home #umafamíliade3
Saltem na cama! Quando se deixarem cair, riam! Ter Saltem na cama!
Quando se deixarem cair, riam!
Terminem com ataques de cócegas! 
E tudo melhora!
.
O ponto alto do dia talvez devesse ser a visita ao @palaciomafra. Ao sábado e domingo de manhã a entrada é gratuita! Os miúdos trabalham a curiosidade! Nós revemos monumentos! 
Mas, na realidade a tarde de brincadeira marcou este sábado em família! Rimos muito e sim, ele exagerou nos saltos na cama!
Mas nestes instantes não há cov*d, crise, tap, cabo delgafo, refugiafos ou operação marquês a recordar-nos do lado escuro do mundo humano... somos só uma família a desfrutar da sua casa com gargalhadas à misturam!
Brinquem mais, riam mais, saltem na cama e quiçá lutem por um mundo melhor...
.
.
#xavico #amor #coolkid #home #truelove #familytime #motherhood #playground #maternidade #parentalidade #umafamíliade3
Espada anti monstros! 🗡 💚 Foi o pedido dele Espada anti monstros! 🗡 💚
Foi o pedido dele para vencer os monstros que podem aparecer no seu quarto!
Foi a conversar que chegámos a esta espada super poderosa, que o faz sentir mais seguro e forte!
Esta noite, veio para a nossa cama!
Pela manhã disse-lhe esta noite dormiste na tua caminha! Ele respondeu, dormi mas foi pouco tempo mãe! Eu expliquei-lhe que foi muito bom e para a próxima será um pouco mais! Ele disse que viu um monstro gigante e fugiu, perguntei-lhe o que podíamos fazer para o monstro não aparecer! Ele disse, arranjar uma espada de cor de metal! O pai pôs mãos à obra! Quando o Xavier viu a espada disse: uao , uma espada anti monstros! Escolhemos um lugar no quarto para a deixar, um lugar de proteção! Não sabemos se virá para a nossa cama mais ou muitas vezes, sabemos só que entre a conversa, o não desvalorizar o seu medo, estamos a tentar trabalhar a sua segurança! 
Porque ter medo faz perte!
Porque nunca desvalorizamos ou desacreditamos o que sente!
Porque tentamos juntos encontrar uma forma de lidar e ultrapassar este desafio! 
Eos medos fazem parte do crescimento!
.
.
#medo #medodascrianças #nahoradedormir #medodoescuro #parentalidadeconsciente #parentalidadepositiva #umafamíliade3
O Xavier não gosta de comer animais! Se souber o O Xavier não gosta de comer animais! 
Se souber o que está comer não come carne nem peixe! É dele! Ontem brincava aos pescadores, e pescou um polvo. O pai perguntou-lhe e agora o que fazemos, responde ele: oh pai volta para o mar para a família dele! 
Hoje viu o coelho e disse, espera pai e espera, vou buscar-lhe comida e apareceu com esta cenoura que pediu à avó! 
Ele não viu o @seaspiracy mas pensa por ele💙
.
.
#vidanocampo #xavico #coolkid #amor #umafamíliade3
De cada X que os uso, perdem peças ... 🤷🏻‍♀️ 
(Já não bastava só os conseguir usar c o cabelo esticado, ainda gostam de ir ficando pelo caminho!😆) 
.
.
#spring our #summer ?  #bimbaylola #umafamíliade3
Carregue mais…

design by WE BLOG YOU