As escolhas Bio e os preços!
É cada vez mais comum vermos nos meios publicitários mais convencionais e em muitas páginas do facebook ou instagram apelos ao consumo de produtos biológicos, orgânicos e amigos do ambiente.
Quase todas as marcas do retalho e grande consumo ajustaram-se ou estão a ajustar-se a esta realidade, vendem produtos biológicos, fazem eventos e períodos de descontos, assim como surgiram imensas lojas especialistas neste tipo de produtos.
Confesso que somos consumidores de alguns destes produtos cá em casa. Uma preocupação que aumentou com o nascimento do miúdo.
De acordo com o nosso orçamento e sempre com foco na saúde, na maior parte das vezes, fazemos algumas escolhas que nos levam para produtos biológicos.
. Frutas e legumes (em especial os que o miúdo come com casca e crus grande parte das vezes, maças, peras, alface, cenouras, frutos vermelhos, entre outros);
Somos clientes satisfeitos do cabaz da quinta do arneiro quinzenalmente. No que toca aos legumes, lavo, corto e congelo, para minimizar estragos. Mas muitas vezes também compro estes produtos no Lidl Portugal, principalmente se forem produtos da época ou se não conseguir de produção nacional.
Temos a sorte de ter acesso a vegetais de produção caseira, os pais do André cultivam e são cuidadosos na forma de cultivo o que é uma grande ajuda. O mesmo acontece com os ovos e a carne das galinhas que vem para o nosso frigorífico.
. Se tivermos de comprar ovos a escolha recai sobre os ovos de galinhas ou ar live ou biológicos.
. A bebida vegetal que é como quem diz o leite do miúdo também é bio, e conseguimos encontrar uma marca interessante nutricionalmente, sem açucares adicionados e com um custo abaixo dos 2 euros.
No que respeita os bens alimentares, as nossas escolhas recaem muitas vezes nos produtos da época o que ajuda a diminuir os custos.
. Podíamos falar das bolachinhas, dos saquinhos de fruta, das papas que usamos quando não fazemos as nossas próprias farinhas para os lanches do Xavier, dos iogurtes normais ou vegetais, dos produtos de higiene e cuidado do miúdo. Até chegamos aos detergentes. Aos da roupa e aos para lavar copos e biberons.
Podíamos acrescentar alguns super-alimentos dos quais somos fãs e dos quais já não abdicamos.
Todos, são produtos especialmente caros. Não existe ainda uma grande variedade, apesar de os vermos cada vez mais, normalmente vendem-se preferencialmente nas lojas da especialidade .
O que mais me surpreendeu é que produtos biológicos e orgânicos para bebés fora de Portugal são muito mais baratos que por cá, mesmo que muitas vezes sejam das mesmas marcas. Quando se é responsável pela economia da casa e pelas compras é impossível não fazer comparações e ficar um pouco irritada.
Por isso papás e mamas, se tiverem oportunidade de trazer ou pedir a alguém para vos trazer umas coisinhas de fora, em especial da Alemanha, aproveitem. Compensa muito no orçamento mensal.
Abusem da horta dos pais, avós e vizinhos que não usam químicos e adubos proíbidos.
Priviligiem os produtos da época.
Priviligiem as embalagens de vidro, não usem sacos de plástico, comprem a produtores e pequenas lojas locais de confiança.
Comprem as quantidades necessárias. Evitem desperdícios e consumos desnecessários.
Lavem, cortem, congelem para não estragar ou desperdiçar.
Aproveitem as promoções, quando existem. Aproveitem as lojas online com bons preços e se possível comprem umas coisinhas lá fora, porque a diferença monetária é mm muita, em saquinhos de fruta, biscoitos, produtos de higiene e detergentes pode chegar até metade do valor.
Lembrem-se ser Bio em alguns produtos não significa ser mais saudável, se por exemplo estiverem cheios de açucares adicionados, não são uma boa escolha. Muitas vezes comprar aos produtores locais, mercados de rua ou pequenas lojas com conhecimento da origem dos mesmos ajuda os pequenos investidores do sector. Muitas vezes comprar nas grandes superfícies apesar de produtos biológicos, estes são cultivados sem controlo de quantidades, para serem vendidos a preços mais baixos, o que nem sempre tem em conta o trabalho do produtor ou até mesmo o impacto no ambiente e na comunidade em geral.
Quanto ao valor destes produtos , legumes, frutas e todos os outros, pode ser que um dia as coisas por aqui melhorem no que respeita este aspeto. Não custa ser optimista .
Até lá fazemos o que podemos com a lista de compras e aproveitamos as viagens do pai!!!