de lá para cá
lá é hoje o local onde habitualmente me encontro…normalmente é o cá e está perto, hoje está longe. acabamos de cruzar alguns continentes e chegar ao Sri Lanka, o cá hoje saiu da rotina para ficar connosco por mais uma dias. de cá para lá, nos próximos dias contamos as nossas aventuras…. sempre que possível, claro!
25h depois e alguns meios de transporte fizemos a nossa adaptação aquele país que muitos consideram uma Índia em versão menos calorias… não sei se pelo cansaço que sentíamos, e talvez um pouco letargicos e em ânsias de tomar um banho e ver uma cama, ou se por ainda não estarmos perto de lugares cuja dimensão diferente no seu contexto, nos farão despertar as sensações e sentir que chegámos ainda….ainda não sentimos o grande choc, ou talvez aquele para o qual nos tínhamos preparado.
chegar e escolher usar os transporte públicos, num pais onde o transito é louco e todos inventam faixas para ultrapassagem foi iniciar desde logo com o um desafio, ao mesmo tempo que se consegue perceber um pouco mais das pessoas pela sua observação…marca o sorriso com que os miúdos fazem duas hs depois de sair da escola para chegar a casa, ou de quem foi trabalhar e no regresso faz essas horas todas, para no próximo dia começar td de novo.
o atraso em que o país se encontra no que respeita a infra-estruturas é notório, as pessoas carregam os seus credos religiosos na forma de verem o mundo, carregam o cheiro que lhes é característico, e misturam-se com um pó que se entranha nas notas, na roupa, nas coisas, e depois de 5 m fora do aeroporto em nós também.
Não passamos por Colombo, as desigualdades sentidas ficaram-se só na mistura de populações a passar pelo aeroporto, a partir dai rumo ao interior do pais, vimos a simplicidade pobre com que estas pessoas celebram avida e natureza. as cores fantásticas das bancas da fruta mesmo em frente a selva densa ou a arrozais, as bacias, os alguidares os pequenos lugares de venda de comida feita a fazer lembrar a indonésia…e podia continuar…. nao fosse menos húmido e de temperatura bem mais suportável, em algumas alturas da viagem até aqui, diria que poderia muito bem estar no Cambodia, certo é que estamos ainda só no começo desta viagem interior de um pais que teve a sorte de ser pintado a cores por um natureza fantástica
, que agora não se envaidece do desenvolvimento que ostenta, mas que um dia quando assim estiver, quem voltar vai dizer que já não é a mesma coisa….
Passagens de Hoje:
Lisboa/Dubai _ Dubai/Colombo _ Colombo/Negonbo_ Negombo/Kerenegala_ Kerenegala/Danbulla
o melhor: a loucura de fazer viagens em autocarros públicos
o pior: o tempo da viagem