(A)normalidade que se segue!
4 de Março!
Em directo, nos estúdios da RTP Porto, ouvia a notícia que confirmava os 2 primeiros casos de covid 19 em Portugal .
Longe de entender o significado desta notícia, estava tranquila, aguardando para de seguida me sentar à conversa, sobre o tema do trabalho por turnos e o impacto que isso tem nas famílias.
O André estava em Luanda, naquele que seria o seu penúltimo voo antes de meses sem trabalhar. Antes de termos percebido que o trabalho dele mudaria para sempre, assim como tantas outras coisas nas nossas vida. Juntou-se por skipe à conversa.
Deu o seu testemunho de pai que adora o que faz e quando regressa a casa, aproveita e acompanha o Xavier e o seu crescimento!
O André voltaria a voar uns dias depois, já com muitas incertezas e preocupações com a saúde.
O Xavier foi à escola mais uma vez!
E do nada 2020 deu-nos tempo!
Mais Tempo a 3, tempo para brincar, para estar sem ver mais ninguém, para pensar em atividades para o miúdo, tempo para o pai descansar e regular os seus sonos.
Tempo para perceber que há roupa a mais no armário, que ir às compras pode ser um desafio, que podíamos melhorar a receita das panquecas, que o pão de banana pode levar cacau, que o Xavier pode não gostar de comer animais.
Tempo para dar voltas à porta de casa, deixar de andar de carro por muitos dias de seguida e fazer uma semana de praia fantástica em maio.
Tempo para canalizar poupanças destinadas a sonhos para o dia-a-dia.
Tempo para fazer contas, perceber o que precisamos mesmo para viver, e gerir às prioridades que nos mantém certos que estamos estáveis.
Tempo para agradecer as coisas boas que encontrámos em 2020, as que já tínhamos e valorizamos ainda mais.
Curioso o universo dar-nos este tempo, quando a nossa escolha de dinâmica familiar tem vindo a ser feita para que entre os dias normais, possamos estar juntos, com mais tempo. Curioso termos ido à praça da alegria falar sobre isso.
O mundo deu uma volta tremenda, nas nossas vidas e no tempo de tantas pessoas…
Hoje, damos um passo no novo normal, anormal que temos!
É agosto, março já ficou lá atrás! Pouco a pouco chegam mudanças. O André regressa hoje ao trabalho! E querem saber para onde foi? Luanda!
Coincidência ou não! Retoma o seu trabalho com o regresso a África.
Ainda sem previsão de ter muito trabalho, nem de saber muito do que o futuro nos trará no que respeita à mobilidade, segundas vagas e regras de circulação, conseguiu dar um passo para que a nossa segurança estabilidade se mantenham. Mesmo com incertezas grandes, a nova normalidade chega! Chegaram mais mudanças em agosto e setembro levará o Xavier de novo à escola.
Pequenos acontecimentos que dentro da normalidade que trazem, nos deixam também com receios e sempre atentos!A vida está aí… e temos de agarrar o tempo agora.
A nossa família está agora a adaptar-se mais uma vez nesta normalidade onde vamos escolhendo, sempre que podemos,o que nos traz mais serenidade! Recuso-me a chamar-lhe de nova normalidade, tanto como nunca romantizei o vai ficar tudo bem!
Tudo mudou! De muitas formas e para muitos lugares. Somos únicos e as nossas condições próprias fazem o nosso contexto. A nossa forma de agir sobre os acontecimentos determina as muitas diferenças .
Acreditamos muito que o que temos agora é a oportunidade de dar o nosso melhor… a ser! E temos de agradecer por isso! O que virá, virá!!!