• Skip to primary navigation
  • Skip to content
  • Skip to primary sidebar
  • Sobre
  • Categorias
    • Dias a 3
    • Na cozinha cá de casa
    • O Pai manda
    • A Mãe é que sabe
    • Por aqui e por ali
  • Contactos
  • Os nossos dias no Instagram

Uma família de 3

Uma família de 3

Mãe, onde está o Papá? (Já está a chegar, não está?)

26.02.2020

Dias a 3

Se vos contar como foi esta noite.  (Bem, já perceberam que não foi fácil).

As questões do mais novo, hoje  começaram logo no sono da tarde.

– Mãe, onde está o papá?

– Filho, o pai foi trabalhar.

– No avião mãe?

– Sim filho, no avião.

– Porquê, Mãe? Ele está quase a chegar, não está?

– Filho o pai teve de ir trabalhar para  comprarmos as nossas coisas, comida, roupa para o Xavier. E o papá chega na quarta-feira, ainda falta um bocadinho.

– Não mãe. Ele está quase a chegar. Eu quero.

…

Se achava que isto de ele lidar com os  horários estranhos do pai ia melhorar com a idade,  enganei-me. Tenho visto que na verdade, tal não acontece. Bem pelo contrário.

O Xavier pergunta, o Xavier percebe. O Xavier quer respostas. O Xavier tem porquês!

O Xavier já sabe o que quer.

E quer ter o pai mais perto, quer ter o pai em casa. Parece-me normal e até saudável que ele seja muito feliz quando está connosco. Acredito que não entenda muito bem o porquê das ausências, de não haver horários sempre iguais e se um dia o pai não está, logo de seguida é dia de estar com ele o dia todo.

O Xavier já sabe o que sente. Entre o estar chateado ou triste, lá vai dizendo o que prefere, gosta, o que lhe custa mais ou o que o faz mais feliz.

Custa-me um bocadinho quando ponho a chave na porta e ele diz: Mãe vamos assustar o pai?Ele está lá não está?

Ou ver como entra e vai logo procurá-lo, e lá diz: oh não… onde está o pai?

E o pai ainda não está!

Acredito que custa bastante ao pai, que é tão super pai, que não vai dizendo como lidar com isto não é muito fácil. E que mal sai para trabalhar começa a contar o tempo para regressar…

Temos, por tudo isto, cada vez mais cuidado em preparar a dinâmica das semanas. Cada vez mais cuidado em comunica-las com o Xavier.

Explicar-lhe sempre quem está por casa, quando o pai, quando o pai vem.

Pode parecer parvo, e vocês até podem perguntar: mas sabe o miúdo quando é que é segunda ou sábado ?

Na verdade eu não tenho a certeza se ele sabe, mas acredito muito que esta comunicação e que a nossa forma de o fazer, pode ajudar-nos a todos. Em especial a ele.

Para lá de criarmos um hábito entre nós de partilha dos nossos dias, que queremos que se mantenha, vamos sendo transparentes e verdadeiros com ele, para que se sinta seguro e saiba com o que pode contar e o que vai encontrar. O Xavier vai crescer e nós vamos fazendo o que sempre fizemos. Partilhar os nossos dias, as nossas coisas, os nossos horários. Mantendo estes hábitos nossos,  que fomos criando para lidar com este tipo de situações.

É curioso, ou nem por isso, que as maiores questões que o Xavier coloca são mesmo na hora de dormir.

Como sabem ele nunca dormiu bem. Temos visto que lhe custa adormecer sem a brincadeira para dormir com o pai e sem vir respondidas todas as suas questões acerca do paradeiro do pai .

As video-chamadas são óptimas e garantem conversas entre eles os dois e nós os 3, mas às vezes são momentos onde vemos o Xavier a expressar o seu descontentamento e algumas das suas confusões.

Não percebe porque o pai, está num hotel e não no avião e não pode estar em casa. Fica um pouco danado e diz que não quer falar com o pai, mesmo que minutos antes tenha perguntado por ele e quando vem ele para casa.

O pai do Xavier é super presente e cuida dele como ninguém, mas tem um trabalho que adora, mas que tem uns horários diferentes.

Muitas vezes o pai do Xavier regressa e abdica de dormir e descansar ou fazer outras coisas para passar tempo com o Xavier, ou para estarmos os 3.

O Xavier adora o pai, o pai sabe disso.

Quando percebe que ele está em casa, porque chegou de madrugada, não descansa enquanto não o acorda, ficou difícil explicar-lhe que ele precisa de descansar, quando ele diz que quer brincar com o pai, porque já é de dia.

É um miúdo de quase 3 anos a dizer que tem saudades do pai. Somos nós como família a lidar com isto e a dar o nosso melhor para sermos felizes.

Esta nossa realidade, única, como todas as outras realidades familiares, obriga-nos a alguns ajustes no nosso dia-a-dia.

Ajustes que nem todas as pessoas entendem, ou simplesmente não se revêm. Porque as suas vidas são diferentes, os seus horários, profissões ou formas de pensar requerem outro tipo de adaptações.

Um dos motivos pelos quais só aceito projectos profissionais flexíveis e não aceito das trabalhos das 9h às 18h é o tempo com o Xavier, o tempo com o pai do Xavier e o tempo a 3.

Muitas vezes os nossos domingos têm de ser às terça ou as quartas. (Sei que vai ficar tudo muito mais difícil com a entrada na escola dos crescidos, mas até lá, não pensemos já). Muitas vezes largamos tudo, pegamos nas poupanças e vamos 4 dias a acompanhar o pai, somos muito gratos por ele ter um trabalho em que isto é possível, e as minhas escolhas pessoais e profissionais também.

É a percepção temos da importância que para ele tem estar connosco ou ir buscá-lo cedo à escola. De nos ajustarmos para que isso seja possível  e entre os dias em que só eu estou em casa ele não fique fora de casa das 8  da manhã até às 7 da tarde.

Muitos meses só contamos como rendimento do pai, mas esta escolha permite-nos estar mais tempo juntos. Uma escolha que não conseguimos quantificar e que fazemos de forma consciente, prescindindo muitas vezes de outras compras e outras gastos.

Um escolha que só fazemos porque abdicamos de mais um rendimento fixo em casa. Uma escolha que fazemos porque vamos podendo, fazendo uma gestão nem sempre fácil, porque usamos a nossa balança tendo-a sempre em conta.

Não nos arrependemos, não julgamos ninguém e temos a certeza que damos o nosso melhor, quando a educadora nos diz, nota-se tão bem quando está com os 3, anda sempre feliz, come e dorme melhor e fica muito mais tranquilo.

Temos a certeza que damos o nosso melhor quando vemos e ouvimos a sua gargalhada e sentimos que está bem quando estamos juntos.

Acreditamos que ser pais é isto.

Acreditamos que ser pais e dar segurança, amor, estabilidade aos nossos filhos na medida das nossas possibilidades, dentro da nossa realidade.

O Xavier não tem avós perto ou tios que muitas vezes nos possam dar suporte.

Somos nós e ele a maior parte do tempo.

O pai do Xavier pode não estar a chegar já, isso não podemos mudar, mas podemos mudar os dias em que ele está. E é isto que fazemos .

Xavier, o pai já chegou ser tão bom!

 

Pai e Filho

 

 

PARTILHAR:
  • Facebook
  • Pinterest
  • Google+
  • Twitter

Reader Interactions

Cancelar resposta

Primary Sidebar

Sobre os 3

Carolina Albuquerque, Mãe em construção, a Mulher desta família de 3.

Casei no dia do meu aniversário com o meu companheiro de viagem, o André.  10 anos depois, uma volta ao mundo e mais meio mundo em aventuras de mochila às costas, nasceu o Xavier, um bebé simpático e feliz.

Eu beirã, ele saloio, com um filho alfacinha, vivemos num pequeno T2 em Lisboa, com o Caril, um giro cão de loiça amarelo; diz que por agora é o único animal compatível com os metros quadrados da nossa vida.

Seguimos juntos na aventura maior que é ser pais do Xavier, que em pleno verão de 2017 nos fez nascer de novo a transbordar de um amor infinito.

Fiquem connosco e acompanhem as nossas aventuras! 

  • Facebook
  • Instagram
  • RSS

Segue-nos no instagram!

A M O 🍀 Adoro olhar para eles a serem quem sã A M O 🍀

Adoro olhar para eles a serem quem são, nas suas polaridades! (💡👤) 
 🌳 
Família amamos sem escolher.
Amamos quando escolhemos.
Amor, Para lá do tempo, para lá do sangue.
É sempre bem querer, quase sempre bem conviver. 
Pode ser um desafio…um vazio…🫶
Uma humilde dica para o caminho de todas as relações familiares (ou não): lembra-te, o outro tem a sua história, e quando te colocas no lugar dele com empatia, é uma bonita forma de lhe dizeres, que sabes isso, mesmo sem precisar de a conhecer!
🤍🤍🤍🤍🤍🤍

#familía #umafamíliade3 #tribejl #amor #sundaymood #boys #xavico #lx #empatia #ancestralidade #grupos
Foco nas coisas simples! 🍀 #aquieagora Foco nas coisas simples!
🍀

#aquieagora
👩🏻‍🔬Como saber se o nosso trabalho está ajustado connosco?
Deixo algumas questões que podem ajudar-te a saber.
🤷🏻‍♀️. Quando falas com superiores ou colegas de equipa há alguma parte do teu corpo que dói ou se encolhe?
🚲Tens muitas vezes a noção que deixaste de saber fazer coisas básicas como escrever um email?
🚫Não sabes porquê e até nem existem motivos mas achas muitas vezes que vais ser despedida?
😧 O sentimento mais comum quando estás no trabalho é o medo, medo de falar, de dizer não, de tentar, de errar, de não saber, se não agradar?
🧑‍🤝‍🧑Não participas?
👂Não te ouvem?
📈Aceitas coisas que sabes que não consegues fazer em tempo útil sem dizer nada?
 😩Sentes-te exausta, sem ideias nem tempo para lá do dia de trabalho?
🏖Há segunda só pensas na sexta-feira e só pensas em férias?
🤍Os teus valores são muito diferentes dos da entidade e/ou pessoas que a gerem?
🙇🏻‍♀️A tua motivação está só no dinheiro que vais ganhar porque precisas?
🍀Não olhas para as tuas tarefas com o Xavier olha para o que está a olhar concentrado para o que está para a fazer?
….

📿O #lifeworkblending passa pela consciência do #agora, de onde estamos, como nos sentimos, como ouvimos o nosso #corpo e a #mente. Só em consciência plena podemos dar passos para o encontro com o nosso #bemestar em qualquer esfera da nossa vida.
Uma das mais difíceis de trabalhar por razões óbvias (segurança, estabilidade financeiras, contas para pagar … )é a profissional, onde facilmente deixamos a nossa voz, limites, objetivos e capacidades adormecidas. Reflete e começa o caminho!
E tu?
Como olhas e vês o teu trabalho? Como te vês nele?

#balance #lifebalance #constróioteuagora #escolhas #ca #desenvolvimentopessoal #coaching #tribejb #equilibrio #mentoria #profissão #ouvirocorpo
O te faz feliz? Se vivesses sozinho/a no mundo o O te faz feliz?

Se vivesses sozinho/a no mundo o que te faria feliz seria o mesmo?

Agora pensem.
Eu gosto de pensar em lugares como este, um clássico dos nossos dias!

#afelicidadeémuitasvezesumconceito #escolhas #gratidãogeraimensidão #xavico #myhappyplace #sunlovers #ericeiralovers #tribejb #constróioteuagora
Amanhã é dia 5-5 (portal,voltamos/continuamos li Amanhã é dia 5-5 (portal,voltamos/continuamos ligados à verdade de cd 1de nós e do lugar q ocupamos no mundo, não ha cm fugir mesmo quando ñ se quer ver, é tempo d ir sem medo
Oportunidades? Mudanças?
O q preferem?
Mês 5 de energia universal 11, é tb o mês de Maria:haverá convite+óbvio à (2) colaboração,ao afeto, à sensibilidade q este? 
Possamos refletir,intuir(11) sobre o caminho q vamos fazer. 
Se por 1lado a energia pede(5) ousadia, expansão, curiosidade, liberdade, por outro importa pesar a reação imediata qdo assunto é sério.
Prepararemos o nosso caminho de ser verdadeiros nas aventuras q nos trazem prazer,alegria,sem esquecermos: tão importante cm dar é a nossa disponibilidade pr receber.Em maio coloca na matéria as novas ideias,as iniciativas o teu eu,saia de dentro de ti e se expanda por aí fora. Chega onde nunca foste antes, é o tempo. Lembra-te do potencial do trabalho de equipa,das sinergias, de grupos coesos/equilibrados.Lembra-te de sentir,chorar,libertar,olhar pr os sentimentos.A dica de ñ guardar nada este ano, sejam dores,coisas por dizer,ou fazer está a valer pr todos os meses.
Nota:tudo o que fazemos é relacional,os desafios as nossas ações.A energia rápida deste mês, o fogo de querer viver intensamente vai fazer-se sentir na forma cm nos relacionamos a todos os níveis (eu trabalho, dinheiro, família, companheir@, comida, amigos)contraria algumas vontades: de fugir a responsabilidades(viajar pr fugir aos problemas);de vou deixar q o outro faça o q quiser porque ñ me quero chatear)
Por outro lado controla os impulsos.quando te sentires insatisfeit@ ou revoltad@ tira 1tempo e agradece as bênçãos com que a vida te presenteia, mm q a partida pr 1a nova aventura te pareça 1a boa fuga. Se ñ mudares para seres quem és,nenhum lugar do mundo,novo projecto,aventura ou ideia te levará por si só a 1a nova versão de ti. Ñ te esqueças da importância do espaço, pr isso desapega-te,desintoxica-te,+ leve voarás melhor!Qt à escolha entre oportunidades/mudanças-ñ penses muito, as 2 podem levar-te ao lugar onde precisas de chegar.
Maio é sem dúvida +1a oportunidade de 2022 pr o encontro c o teu amor.(Postit:”é a forma como nos amamos q ensina o outro o amar-nos”)
A maternidade é uma viagem! . Em 2018, a primeira A maternidade é uma viagem!
.
Em 2018, a primeira viagem do Xavier, a minha enquanto mãe e a nossa enquanto família aconteceu no primeiro mês do ano.
Levámos o Xavier a conhecer o lugar  do mundo onde me sinto inexplicávelmente mais feliz, o Rio de Janeiro.
40 graus à sombra e muitas águas de côco matando saudades da minha prima @saradiva10 que quero tanto rever, da minha @cozinha_da_alzira na altura a trabalhar lá e do primo @afasilva da @micheleribeiro que agora estão por portugal e quase os víamos mais quando viviam la.
Ser mãe trouxe-me a calma, a coragem e a cura que antes não sabia encontrar em mim, sem me tirar a vontade de ir.
Sou imensamente grata pela oportunidade que tenho em ser mãe do Xavier e de todas as possibilidades que o universo me trouxer de ser casa e amor a quem em nós, de nós, ou perto de nós se torna vida!
.
.
#gratidãogeraimensidão #mãe #amor #umafamíliade3 #xavier
Carregue mais…

design by WE BLOG YOU