Rio de Janeio, 9 vezes porquê?
Fomos ao Rio de Janeiro juntos. Esta foi a nossa nona vez. A segunda que fomos a 3.
Já estivemos no Rio em plena crise das favelas, na altura do assalto ao morro do Alemão, em que a zona sul era guardada por militares. Já estivemos no Rio com calor a mais, em pleno surto de zica, no Carnaval, no inverno e no verão.
9 vezes no Rio, perguntam vocês porquê?
Posso dizer que temos muitas razões, mesmo que baste uma para nos fazer querer sempre ir.
Onde são os vossos lugares favoritos? Aqueles onde se sente bem? Onde são mais felizes? Onde pensam que até poderiam viver ou chamar casa?
Pois bem, o Rio de Janeiro é para mim um desses lugares. Tive a sorte de ser para nós. Cá por casa há sempre vontade de uma escapadinha ao Rio de Janeiro, para matar saudades.
Se nas primeiras 3 vezes fizemos tudo o que são atracções e lugares emblemáticos do Rio e até combinámos uma dela com Búzios, que adorámos; e nos deu memórias boas de um pastel delicioso e um por do sol de cortar a respiração num boteco chamado Biroska do Peixe. (há algures aqui no blog um post sobre isso). Todas as outras vezes são viagens de puro lazer, calma, diversão ou Carnaval.
Já chegámos a ir ao Rio só por 4 dias (há quem vá ao Algarve, eu confesso que não me lembro da última vez que rumei ao sul do país).
Correr no calçadão, apanhar praia, chop, água de coco e ir a um ou outro restaurante que gostamos muito, sem nunca esquecer as palmas no pôr do sol de Ipamena, são balões de ar puro para a alma.
Já escolhemos o Rio como primeira viagem do Xavier. Primeiro porque estávamos os 2 a morrer de saudades e depois porque nos é uma cidade tão familiar que nos permitiria fazer coisas os 3 ou sozinhos, nas horas de maior calor ou dos sonos do miúdo. E um lugar onde nos sentimos em casa.
Destes dias vi, numa publicação do Instagram da Felipa Garnel ,que o Rio era a par com a Cidade do Cabo, das cidades mais bonitas que conhecia. Sorri e respirei fundo. Porque acho o Rio uma cidade incrível e mesmo muito bonita. Partilho o fascínio que se têm por esta cidade. E sim, era capaz de viver por lá.
Há de facto, uma magia qualquer nas colinas cheias de vegetação que a envolvem, dos pássaros que não vemos em todos os lados, das vistas dos miradores e morros, dos bairros, das favelas, das pessoas. Da música, do samba que toca, da calma, da pachorrice do carioca que invade a praia ao domimgo. Dos gritos, versos e cantorias dos vendedores ambulantes.
Há qualquer coisa mágica que sobressai entre a desordem urbana, a pobreza e alguma medo, numa cidade cheia de gentes, de outras cidades.
Há qualquer coisa na cidade que nos faz lembrar que pode ser Carnaval sempre, mesmo quando não há blocos de milhões de pessoas nas ruas que nos fazem pensar no poder que elas ainda podem ter juntas.
Há o calçadão, a luz da Avenida Atlântica, os bares e as lojas de Ipamena.
Há aquelas furtarias, lojas saudáveis e botecos onde chegamos e já temos a pass do WIFI.
Há o açaí, que não se come igual noutro lugar.
Há a barra que cresce agora com a Riviera do rio, lugar mais seguro, mais limpo, mais calmo, de areais menos confusos, onde vive o presidente do Brasil e até o Jorge Jesus.
Não consigo de facto enumerar motivos certos para achar o Rio de Janeiro uma cidade maravilhosa.
Consigo não ter medo de ir.
Consigo relaxar e estar sem complexos.
Consigo estar com os meus, fazer coisas com eles e ver à nossa volta uma tal de felicidade.
Consigo ir todos os anos sem me fartar e sentir saudades se não o fizer.
Consigo regressar muitas vezes onde me sinto bem e sou feliz, sem medos que assim deixe de ser.
A quem quer ir e pergunta se dá para fazer visitas com miúdos, dá.
Evitem os meses de Dezembro a Fevereiro, é época muito alta, significa muito calor (que pode ir até os 40 graus, muita gente, em especial argentinos e chilenos que estão de férias e época de Carnaval. Carnaval que é como o de Torres, em Janeiro já há festas, blocos e folia nas ruas).
Na época alta os preços dos hotéis e alojamentos sobe muito.
Há apartamentos para alugar em vários sites e Apps na Internet. Recomendo para quem vai de primeira vez, ficar mesmo pela zona sul (Léblon, Ipanema ou Copacabana), embora existam bons alojamentos na Lapa (mais perigosa pela vida nocturna), e no Centro da Cidade ou até em Santa Teresa, mas estão mais distantes, do Rio mais Rio.
Já fui respondendo a algumas questões que me enviam pelo Instagram, sobre o ir com miúdos, o que come o Xavier, e algumas dicas para fazer ou visitar algumas atracções. Já sabem, que podem sempre perguntar.
Há por aí quem conheça o Rio de Janeiro?
Há por aí quem acredite que devemos voltar sempre onde fomos felizes, e ir 9 vezes ao mesmo lugar ?
Alguém tem lugares e dicas mais secretas de onde ir numa próxima vez? Aqui há sempre vontade de voltar!