Sesta, por aqui sim, por favor!
Nestes dias alguém me dizia que com a sesta os miúdos dormem pior de noite!(as teorias que eu ouvi sobre o sono dos miúdos e as culpas que podia carregar só por causa deste tema….davam muitas linhas de texto).
O mesmo alguém, também dizia que estava na altura dele deixar de a dormir… porque já tem 3 anos!
Eu sei, passaram 3 anos e o sono do Xavier continua a ser um tema que nos define muito!
As noites de sono inteiras já acontecem, mas são raras. Mais frequentes quando estamos em viagem ou férias. Mas uma vez por outra lá somos brindados com a felicidade de acordar as 7 da manhã e ele não estar na nossa cama.
Sim ele vem a meio da noite ocupar todo o espaço, a maior parte das vezes entra, aninha-se e continua a dormir! Volta na volta pede leite… acordar uma vez noite passou a ser um luxo… (lembram-se quando acordava 6?!!)
Passo a passo chegaremos aos dias em que este leite vai desaparecer… uma vitória de cada vez…
Pior mesmo, no que diz respeito às nossas noites, é quando não dorme a sesta! Demora mais a adormecer e faz mais birras. Para lá de chegar à hora do banho, super cansado e birrento… temos direito a filme para ir para a cama, apagar a luz ou dormir simplesmente…
A sesta dá-lhe um sono noturno mais reparador e regrado. Ele acorda bem disposto e o resto da tarde corre bem. A. Hora de deitar não falha. Não boceja mil vezes. Nem resmunga por tudo e por nada.
Sabiam que o parlamento aprovou uma recomendação para as sestas no pré-escolar?
Sim, é mais fácil não criar condições para que esta aconteça, em especial nas instituições públicas. E como lhe falta o obrigatório, o tema vai ficando adormecido nos nossos jardins de infância.
Mas o sono é super importante para o desenvolvimento das crianças e a sua auto-regulação.
Sim, às vezes custa ir deitar os miúdos de tarde, mas vale muito a pena. Pelo menos por aqui. Ele agradece. Eu também e o pai também. É um tempo de descanso para ele e de organização para nós.
Muitas vezes, na praia, em viagem ou fora de casa, os horários mudam um pouco e é ele que diz que tem sono ou adormece.
A prova de que precisa daquele soninho reparador.
Sesta, por aqui sim. Sem extremismo, com algumas excepções , mas sempre com a certeza que vamos fazendo sempre o que achamos que melhor funciona com ele.
E por aí, como fazem? Sesta, ou não?
Os meus dormem sesta. Há duas semanas fomos passar fim de semana fora e excepcionalmente não dormiram; fomos para a praia e, no barco, a caminho, o Francisco veio para o meu a dizer que tinha sono
Como fazem nos fins-de-semana? Ficam em casa para ele dormir?
Aqui as sestas são fundamentais. Mas nesta fase de confinamento são também uma luta devido ao teltrabalho. não há milagres!:(